Quem nunca ouviu a famosa frase: “nosso sorriso é nosso cartão postal”?! Afinal, esse é um ditado antigo e verídico. Isso porque nós ficamos com a primeira impressão que temos de uma pessoa. Por esse motivo, a saúde bucal é algo extremamente relevante e está totalmente ligada à autoestima e qualidade de vida.
Sendo assim, o Ministério da Saúde passou a possibilitar o financiamento de tratamentos odontológicos, de acordo com a Portaria: Nº 718/SAS de 20/12/2010.
Além de nos proporcionar uma boa aparência física, os dentes também nos proporcionam uma boa alimentação, mais confiança para lidar com as pessoas e uma melhor autoestima, que está ligada à saúde mental.
Com base nesses aspectos importantes, o Ministério da Saúde passou a proporcionar aos cidadãos a possibilidade de fazer o Implante dentário pelo SUS.
Quer saber mais? Continue lendo até o final!
Importância do implante dentário
Você sabia que o Brasil é um dos países com o maior número de dentistas? Isso mesmo, são aproximadamente 300 mil profissionais, de acordo com dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2018. Mas isso não nos indica que os brasileiros tenham uma boa saúde bucal.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 55,6% dos brasileiros não visitam o dentista regularmente. Ainda demonstrou que 11% dos brasileiros adultos a partir de 18 anos perderam seus dentes. Com base nessa informação podemos entender a justificativa do SUS passar a fornecer o Implante Dentário.
Antigamente quando o acesso às clínicas de odontologia eram mais limitados, ao conseguir uma oportunidade de ter os dentes examinados, os pacientes já recebiam a solicitação para fazer a extração, devido a dificuldade que havia em tratá-los.
Porém, nos dias atuais, existem providências mais modernas e acessíveis, como o implante por exemplo.
Como ter conseguir o implante dentário pelo SUS
O implante dentário é uma iniciativa do Projeto Brasil Sorridente que foi idealizado pelo SUS, sendo assim, qualquer cidadão pode ter acesso, mas terão prioridade as pessoas que possuem baixa renda.
Para fazer a solicitação, os interessados devem acessar o site oficial do Brasil Sorridente, para verificar se o programa já está disponível na sua cidade.
Caso o serviço esteja disponível na sua cidade, é só você ir pessoalmente em um posto de saúde mais próximo da sua casa com o cartão do SUS e solicitar o agendamento da consulta odontológica.
Na consulta, o dentista irá analisar cada situação individualmente para dar continuação ao tratamento. Com base na análise do especialista, o paciente será direcionado à etapa seguinte do tratamento que podem ser exames, novas consultas ou outras indicações de tratamento. Em todo caso, o dentista irá orientar.

Projeto Brasil sorridente
O Projeto Brasil Sorridente foi criado em 2003 pelo Ministério da Saúde para proporcionar mais saúde e bem-estar aos brasileiros. O atendimento é aberto para toda população, dando preferência para as pessoas menos favorecidas financeiramente e, o atendimento acontece através de hospitais, centros especializados e postos de saúde.
Serviços ofertados pelo programa
– Implantes Dentários
– Biópsias
– Exames bucais para detecção de doenças
– Restaurações
– Extrações
– Limpezas
– Aplicação de flúor
– Retirada dos sisos
– Aparelho dental gratuito
– Tratamento de cáries
– Cirurgias